Embora o SOFIA não esteja mais em operação, os dados coletados até agora são essenciais para a pesquisa astronômica básica, porque não existe mais um instrumento que mapeie extensivamente o céu nessa faixa de comprimento de onda (normalmente de 60 a 200 micrômetros). O agora ativo Telescópio Espacial James Webb observa no infravermelho em comprimentos de onda mais curtos e se concentra em áreas espacialmente pequenas. Portanto, a análise dos dados coletados pelo SOFIA está em andamento e continua a fornecer informações importantes – também sobre outras regiões de formação estelar: “Na lista de fontes de FEEDBACK, existem outras nuvens de gás em diferentes estágios de evolução, onde estamos agora procurando a fraca radiação CII nas periferias das nuvens para detectar interações semelhantes às da região de Cygnus X”, concluiu Schneider.

todos os padrões. Os resultados do estudo ‘Carbono ionizado como traçador para a montagem de nuvens interestelares’ sairão na próxima edição da Astronomia da Natureza.

As observações foram realizadas em um projeto internacional liderado pelo Dr. Nicola Schneider na Universidade de Colônia e Prof Alexander Tielens na Universidade de Maryland como parte do programa FEEDBACK a bordo do observatório voador SOFIA (Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha). As novas descobertas modificam as percepções anteriores de que esse processo específico de formação estelar é quase estático e bastante lento. O processo dinâmico de formação agora observado também explicaria a formação de estrelas particularmente massivas.

Ao comparar a distribuição de carbono ionizado, monóxido de carbono molecular e hidrogênio atômico, a equipe descobriu que as cascas das nuvens de gás interestelar são feitas de hidrogênio e colidem entre si a velocidades de até vinte quilômetros por segundo. “Essa alta velocidade comprime o gás em regiões moleculares mais densas, onde novas estrelas massivas se formam. Precisávamos das observações do CII para detectar esse gás ‘escuro’”, disse o Dr. Schneider. As observações mostram pela primeira vez a fraca radiação CII da periferia das nuvens, que não podia ser observada antes. Somente o SOFIA e seus instrumentos sensíveis foram capazes de detectar essa radiação.

O SOFIA foi operado pela NASA e pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) até setembro de 2022. O observatório consistia em um Boeing 747 convertido com um telescópio embutido de 2,7 metros. Foi coordenado pelo Instituto Alemão SOFIA (DSI) e pela Associação Universitária de Pesquisa Espacial (USRA). SOFIA observou o céu da estratosfera (acima de 13 quilômetros) e cobriu a região infravermelha do espectro eletromagnético, um pouco além do que os humanos podem ver. O Boeing voou acima da maior parte do vapor de água na atmosfera da Terra, que de outra forma bloqueia a luz infravermelha. Isso permitiu que os cientistas observassem uma faixa de comprimento de onda que não é acessível da Terra. Para os resultados atuais, a equipe usou o receptor upGREAT instalado no SOFIA em 2015 pelo Instituto Max Planck de Radioastronomia em Bonn e pela Universidade de Colônia.