Graças às primeiras imagens de aglomerados de galáxias do Telescópio Espacial James Webb, os pesquisadores puderam, pela primeira vez, examinar estruturas muito compactas de aglomerados de estrelas dentro de galáxias, os chamados aglomerados. Em artigo publicado no Avisos Mensais da Royal Astronomical Society, pesquisadores da Universidade de Estocolmo estudaram a primeira fase da formação estelar em galáxias distantes.

“Os aglomerados de galáxias que examinamos são tão massivos que dobram os raios de luz que passam pelo seu centro, conforme previsto por Einstein em 1915. E isso, por sua vez, produz uma espécie de efeito de lupa: as imagens das galáxias de fundo são ampliadas”, explica Adélaïde Claeyssens , Departamento de Astronomia, Universidade de Estocolmo, um dos principais autores do estudo.

O efeito de lupa junto com a resolução do Telescópio Espacial James Webb possibilitou aos pesquisadores detectar aglomerados estelares, estruturas galácticas muito compactas. Essas observações permitiram aos pesquisadores estudar a ligação entre a formação de aglomerados e a evolução e o crescimento da galáxia alguns milhões de anos após o Big Bang. E isso de uma forma que antes não era possível.

“As imagens do Telescópio Espacial James Webb mostram que agora podemos detectar estruturas muito pequenas dentro de galáxias muito distantes e que podemos ver esses aglomerados em muitas dessas galáxias. O telescópio é um divisor de águas para todo o campo de pesquisa e ajuda nós entendemos como as galáxias se formam e evoluem,” diz Angela Adamo, Oscar Klein Center, Universidade de Estocolmo, uma das principais autoras do estudo.

A galáxia mais antiga estudada no artigo está tão distante que vemos como era há 13 bilhões de anos, quando o Universo tinha apenas 680 milhões de anos.