Na busca contínua por sinais de vida em Marte, um novo estudo propõe o foco em “análogos resolvidos no tempo” – ambientes terrestres dinâmicos e semelhantes, onde as mudanças podem ser analisadas ao longo de muitos anos.

Alberto Fairén, cientista visitante de astronomia na Universidade de Cornell, liderou uma investigação na extremamente salgada lagoa Tirez, no centro da Espanha, que experimentou períodos alternados de seca e chuva ao longo de duas décadas antes de atingir a dessecação total em 2015.

As principais descobertas: se existisse vida em Marte quando o planeta tivesse água líquida em sua superfície, sua dessecação não implicaria necessariamente que a vida desapareceu para sempre. Além disso, os lipídios – como ácidos graxos ou seus derivados – têm maior resistência à degradação e devem ser os alvos preferenciais na busca pela vida em um mundo sem água.

Ao analisar Marte, o grupo de pesquisa de Fairén concentrou-se particularmente em locais que continham lagoas de água antes de secar durante os períodos Noachiano (cerca de 4 bilhões de anos atrás) e Hesperiano (3,7 a 3 bilhões de anos atrás). Eles monitoraram de perto a dessecação gradual de Tirez ao longo de 25 anos, usando-a como uma oportunidade para entender melhor a evolução das comunidades microbianas em pequenas lagoas secas.

Amostras de Tirez foram coletadas e analisadas em 2002, durante os primeiros estágios de dessecação, e novamente em 2021, quando a lagoa estava completamente seca.

“Concluímos que quaisquer possíveis ecossistemas iniciais em Marte provavelmente entraram em colapso quando a água líquida desapareceu”, disse Fairén, “mas o ambiente em mudança teria desencadeado sucessões ecológicas globais, com microrganismos hipotéticos desenvolvendo estratégias semelhantes às dos microrganismos que vivem em Tirez agora, adaptados para prosperam em atividade de água muito baixa nos sedimentos dessecados.”

O grupo continuará monitorando Tirez, disse Fairén, observando que qualquer mudança em seu status em relação ao teor de água seria interessante.

“Seria particularmente interessante se a década de seca em andamento no centro da Espanha experimentasse algum alívio e pudéssemos testemunhar pelo menos uma recuperação parcial do lençol freático”, disse ele. “Isso nos permitiria estender ainda mais nosso conceito de análogo do tempo astrobiológico para Marte, porque a dessecação de Marte foi um processo gradual.