Um novo estudo liderado pela cientista do Southwest Research Institute, Dra. Danna Qasim, postula que as condições das nuvens interestelares podem ter desempenhado um papel significativo na presença de blocos de construção fundamentais da vida no sistema solar.

“Condritos carbonáceos, alguns dos objetos mais antigos do universo, são meteoritos que se acredita terem contribuído para as origens da vida. Eles contêm várias moléculas e substâncias orgânicas diferentes, incluindo aminas e aminoácidos, que são os principais blocos de construção da vida que foram essenciais para a criação de vida na Terra. Essas substâncias são necessárias para criar proteínas e tecido muscular”, disse Qasim.

A maioria dos meteoritos são fragmentos de asteróides que se separaram há muito tempo no cinturão de asteróides, localizado entre Marte e Júpiter. Esses fragmentos orbitam o Sol – às vezes por milhões de anos – antes de colidir com a Terra.

Uma das questões que Qasim e outros estão tentando responder é como os aminoácidos entraram nos condritos carbonáceos em primeiro lugar. Como a maioria dos meteoritos vem de asteróides, os cientistas tentaram reproduzir aminoácidos simulando condições de asteróides em um ambiente de laboratório, um processo chamado “alteração aquosa”.

“Esse método não foi 100% bem-sucedido”, disse Qasim. “No entanto, a composição dos asteróides se originou da nuvem molecular interestelar parental, que era rica em compostos orgânicos. Embora não haja evidência direta de aminoácidos nas nuvens interestelares, há evidências de aminas. A nuvem molecular pode ter fornecido os aminoácidos em asteróides, que os transmitiram aos meteoritos.”

Para determinar até que ponto os aminoácidos se formaram a partir das condições dos asteróides e até que ponto foram herdados da nuvem molecular interestelar, Qasim simulou a formação de aminas e aminoácidos como ocorreria na nuvem molecular interestelar.

“Criei gelos que são muito comuns na nuvem e os irradiei para simular o impacto dos raios cósmicos”, explicou Qasim, que conduziu o experimento enquanto trabalhava no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, entre 2020 e 2022. “Este fez com que as moléculas se quebrassem e se recombinassem em moléculas maiores, o que acabou por criar um resíduo orgânico.”

Qasim então processou o resíduo novamente, recriando condições asteróides por meio de alteração aquosa e estudou a substância, procurando aminas e aminoácidos.

“Não importa que tipo de processamento de asteroides fizemos, a diversidade de aminas e aminoácidos dos experimentos de gelo interestelar permaneceu constante”, disse ela. “Isso nos diz que as condições das nuvens interestelares são bastante resistentes ao processamento de asteroides. Essas condições podem ter influenciado a distribuição de aminoácidos que encontramos nos meteoritos.”

No entanto, as abundâncias individuais de aminoácidos dobraram, sugerindo que o processamento do asteróide influencia a quantidade de aminoácidos presentes.

“Essencialmente, temos que considerar as condições da nuvem interestelar e o processamento do asteroide para melhor interpretar a distribuição”, disse ela.

Qasim espera estudos de amostras de asteróides de missões como OSIRIS-REx, que está atualmente voltando para a Terra para entregar amostras do asteróide Bennu aqui em setembro, e Hayabusa2, que recentemente retornou do asteróide Ryugu, para entender melhor o papel que a nuvem interestelar desempenhou na distribuição dos blocos de construção da vida.

“Quando os cientistas estudam essas amostras, eles geralmente tentam entender o que os processos de asteróides estão influenciando, mas agora é claro que precisamos abordar como a nuvem interestelar também está influenciando a distribuição dos blocos de construção da vida”, disse Qasim.