Como parar uma espiral de ansiedade por coronavírus


Os últimos dias deixaram claro o quão grave é a escalada da pandemia de coronavírus para muitas pessoas nos Estados Unidos. Escolas e locais de trabalho em todo o país fecharam, grandes eventos foram cancelados e atrasos nos testes impossibilitaram a confirmação de quantas pessoas foram infectadas. O mercado de ações teve seu maior declínio em décadas, Sarah Palin bateu em “Baby Got Back” vestido com uma roupa de urso – parece que o mundo está se desfazendo. Há tanta coisa acontecendo e tanta incerteza que é muito fácil ficar preso assistindo notícias a cabo ou percorrendo o Twitter o dia todo.

Se todas essas notícias estão fazendo você se sentir estressado, você está longe de estar sozinho. Muitas pessoas estão compartilhando suas preocupações online; existe um subreddit inteiro dedicado a lidar com esses sentimentos. Especialistas dizem que a sobrecarga de informações sobre eventos como o surto de coronavírus pode deixá-lo particularmente ansioso, especialmente se você está preso dentro com pouco a fazer, mas continua navegando no Twitter e no Facebook. Mas você pode tomar medidas para reduzir a quantidade de estresse que sente, enquanto mantém você e sua família em segurança. Reduzir a ansiedade não só tornará mais difícil esse momento difícil, mas também ajudará a manter você fisicamente saudável e seu sistema imunológico forte.

Por que o coronavírus é singularmente estressante

“Toda a nossa atenção está sendo focada nos aspectos ameaçadores da situação”, diz Ethan Kross, professor de psicologia da Universidade de Michigan, onde ele dirige um laboratório que estuda emoções e autocontrole. ameaça em potencial.” As manchetes são dominadas por lugares onde a pandemia está atualmente atingindo o mais difícil, como a Itália e o Estado de Washington. As autoridades de saúde estão alertando sobre os perigos de atividades mundanas, como reunir-se em grandes grupos ou apertar as mãos. À medida que os EUA realizam mais testes, o número de casos confirmados de Covid-19 aumentará inevitavelmente.

As medidas de segurança que as pessoas estão adotando também podem ser mais imediatas e visíveis, seja em locais públicos menos lotados ou em longas filas fora das lojas, pois as pessoas estocam alimentos. “Isso provavelmente aumentou a percepção de que isso é algo perigoso”, diz Thomas Rodebaugh, psicólogo clínico focado em transtornos de ansiedade e diretor de treinamento clínico da Universidade de Washington em St. Louis. Embora muitas precauções nos EUA estejam sendo tomadas com muita cautela, elas podem fazer com que você sinta que todo mundo está em pânico. “Estamos motivados a prestar atenção no que as outras pessoas estão fazendo”, diz ele.

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Para piorar a situação, você não tem muito controle sobre a situação, o que geralmente deixa as pessoas ansiosas, diz Anu Asnaani, psicóloga clínica da Universidade de Utah, especializada em distúrbios do medo. Ninguém sabe quando a pandemia terminará ou quando as coisas voltarão ao normal, o que pode ser enlouquecedor. “Controle e certeza estão no centro, do ponto de vista evolutivo, do que manteve nossa espécie viva”, diz ela. “Quando não temos certeza, tomamos precauções para garantir que não matemos ou não morramos”.

Pode parecer que todo mundo está tentando assustá-lo, o que, de certa forma, eles são. A intenção é motivar as pessoas a tomar ações que as mantenham seguras, mas um efeito colateral é que você pode sentir uma quantidade esmagadora de ansiedade que deixa de ser útil.

Dicas para reduzir sua ansiedade

Primeiro, se você já sabe que luta para superar a ansiedade, é um ótimo momento para entrar em contato com um profissional de saúde mental, mesmo que você saiba que não pode encontrá-lo pessoalmente. “Muitos terapeutas estão realizando sessões de telessaúde e telefone”, diz Asnaani. Se você já viu um terapeuta ou conselheiro antes, mesmo há um tempo atrás, ela acrescenta: “Considere procurar um terapeuta antigo e acompanhar proativamente sua saúde mental”.



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