Usando pele humana artificial, um grupo de pesquisa da Universidade de Copenhague conseguiu bloquear o crescimento invasivo em um modelo de câncer de pele.

O estudo foi publicado em Sinalização científica e analisa o que realmente acontece quando uma célula se transforma em uma célula cancerosa.

“Estudamos uma das vias de sinalização das células, a chamada via TGF beta. Essa via desempenha um papel crítico na comunicação da célula com o ambiente e controla, por exemplo, o crescimento celular e a divisão celular. Se esses mecanismos estiverem danificados , a célula pode se transformar em uma célula cancerígena e invadir o tecido circundante”, explica o professor e líder da equipe Hans Wandall, do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhague.

Em circunstâncias normais, as células da sua pele não começarão a invadir a hipoderme e causar estragos. Em vez disso, eles produzirão uma nova camada de pele. Mas quando as células cancerígenas surgem, as células não respeitam mais os limites entre as camadas da pele e começam a invadir umas às outras. Isso é chamado de crescimento invasivo.

Hans Wandall e seus colegas estudaram a via beta do TGF e aplicaram métodos para bloquear o crescimento invasivo e, assim, conter o crescimento invasivo do câncer de pele.

“Já temos vários medicamentos que podem bloquear essas vias de sinalização e que podem ser usados ​​em testes. Usamos alguns deles neste estudo”, explica a professora associada e coautora do estudo Sally Dabelsteen, da Faculdade de Odontologia.

Hans Wandall e Sally Dabelsteen trabalharam em conjunto com o Dr. Zilu Ye e o professor Jesper V. Olsen do Novo Nordisk Foundation Center for Protein Research na Faculdade de Saúde e Ciências Médicas.

“Algumas dessas drogas já foram testadas em humanos e algumas estão em processo de serem testadas em relação a outros tipos de câncer. Elas também podem ser testadas em câncer de pele especificamente”, diz ela.

A pele artificial é o mais próximo que chegamos da pele humana real

A pele artificial usada pelos pesquisadores no novo estudo consiste em células de pele humana artificiais e geneticamente manipuladas. As células da pele são produzidas no tecido subcutâneo feito de colágeno. Isso faz com que as células cresçam em camadas, assim como a pele humana real.

Ao contrário dos modelos de camundongos, o modelo de pele, que é outra palavra para pele artificial, permite que os pesquisadores introduzam alterações genéticas artificiais de forma relativamente rápida, o que fornece informações sobre os sistemas que suportam o desenvolvimento e a renovação da pele.

Dessa forma, eles também são capazes de se reproduzir e acompanhar o desenvolvimento de outras doenças de pele, não apenas o câncer de pele.

“Ao usar pele humana artificial, superamos o obstáculo potencialmente problemático de saber se os resultados dos testes em modelos de camundongos podem ser transferidos para o tecido humano. Anteriormente, usamos modelos de camundongos na maioria dos estudos desse tipo. Em vez disso, podemos agora concluir que essas substâncias provavelmente não são prejudiciais e podem funcionar na prática, porque a pele artificial significa que estamos mais próximos da realidade humana”, diz Hans Wandall.

A pele artificial usada pelos pesquisadores se assemelha à usada para testar cosméticos na UE, que proibiu os testes em animais em 2004. No entanto, a pele artificial não permite que os pesquisadores testem o efeito de um medicamento em todo o organismo, aponta Hans Wandall . Modelos de pele como o usado aqui são usados ​​por empresas de cosméticos desde meados da década de 1980.

“Podemos estudar o efeito focando no órgão individual – a pele – e então colher experiências sobre como as moléculas funcionam, enquanto procuramos determinar se elas danificam a estrutura da pele e as células saudáveis ​​da pele”, ele disse. diz.